O maior encontro de profissionais do exercício  está marcado

O maior encontro de profissionais do exercício está marcado

Sob o lema Juntos Para Uma Saúde Mais Forte realizase, nos dias 9 e 10 de maio, o Exercise Summit 2020, no Fórum Roma, em Lisboa, o maior e mais importante congresso nacional de exercício e saúde.

O Exercise Summit vai já na quarta edição, afirmando-se como a mais relevante reunião de profissionais do setor e, tal como é habitual, vamos surpreender e inovar.

Ciência, saúde, segurança, eficácia, eficiência e inovaçao  são apenas  alguns dos valores em que está assente este encontro, dirigido a todos os profissionais do exercício, mas também a médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.

Temos como objectivos principais promover a atualização profissional, assim como dar detaque à qualidade e inovação no exercício da profissão, sem esquecer o enfoque no papel e responsabilidade dos profissionais do exercício na promoção da saúde, bemestar e qualidade de vida dos cidadãos.

Numa época em que é consensual a necessária integração do exercício físico no estilo de vida, o Exercise Summit 2020 quer promover o conceito de uma saúde mais forte numa abordagem multidisciplinar, estimulando a comunicação,  a partilha de conhecimento e  a parceria com áreas complementares que apontam na mesma direção no contexto da saúde, particularmente  a medicina, a investigação, a nutrição e a área comportamental.

O Exercise Summit 2020 reúne por isso os maiores especialistas de referência, nacionais e internacionais, garantindo novamente um alto nível de qualidade do encontro, sendo esta uma ma oportunidade anual única para adquirir conhecimentos  de excelência  na area profissional.

 

Nesta edição destacamos as seguintes  presenças

Brad Schoenfeld, PhD, CSCS, CSPS, FNSCA, um dos maiores investigadores e especialista mundial em treino de hipertrofia e na melhoria da composição corporal. Professor Associado do Lehman College, Nova Iorque; diretor do programa do curso de Fitness e Performance Humana; editor assistente da NSCA – National Strength and Conditioning Association e membro do conselho editorial do Journal of the International Society of Sports Nutrition. Tem publicados vários livros sobre a temática do treino da hipertrofia e melhoria da composição corporal e é várias vezes solicitado pelos media para participar em Talks sobre estes temas.

Mikel Izquierdo, Colaborador e investigador em vários projectos financiados pela União Europeia focados na fragilidade e exercício. O projeto VIVIFRAIL tem como objetivo promover e recomendar mudanças no estilo de vida associadas à prática de exercício físico para pessoas com fragilidade e declínio funcional e pessoas idosas com diabetes tipo 2. Está envolvido no projeto H2020 da Comissão Europeia DIABFRAIL-LATAM. Também colabora com a Organização Mundial de Saúde na implementação de programas de exercício físico como estratégia global na fragilidade e prevenção de risco de quedas. Os seus temas principais de investigação são a biomecânica neuromuscular da força e potência com especial interesse no treino da força no atleta de elite e na pessoa idosa. O professor Mikel Izquierdo publicou mais de 310 estudos originais in revistas com revisão de pares e supervisionou mais de 20 alunos de doutoramento

Filipe Teixeira, Ph. D.  Nutricionista | Nutritionist (CP 3277N) Professor Universitário/University Professor Doutor em Fisiologia do Exercício/Ph. D. in Exercise Physiology

António Palmeira – Phd em Saúde e Condição Física, mestre em Psicologia do Desporto, licenciado em Educação Física e Desporto (FMH); co-director do Doutoramento em Educação Física e Desporto; director do Mestrado em Exercício e Bem-Estar e da Licenciatura em Ed Física e Desporto da UniversidadeLusófona; investigador nuclear do Physical Activity, Nutrition and Obesity – Self-regulation do CIPER-FMH; director Executivo da International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity.

Arnaldo Abrantes – Médico , diretor Clínico do Estoril Praia – Futebol SAD. Médico da Clínica Athletika e miMed; fundador e coordenador da Consulta Médica de Promoção e Prescrição de Exercício Físico na USF do Dafundo durante 3 anos; ex-atleta Olímpico (Pequim 2008 e Londres 2012); atleta de alta competição entre 2003 e 2016, com 2 presenças em Jogos Olímpicos, médico especialista de Medicina Geral e Familiar e Pós-Graduado em Medicina Desportiva, Co-fundador da Clínica Athletika, Diretor Clínico do Estoril Praia, Futebol SAD desde 2017 e médico da miMed desde Fevereiro de 2019.

 

Jovem Investigador

Tal como foi divulgado em 2019, será atribuído durante o Exercise Summit 2020 um prémio monetário de 3.500 euros ao projeto vencedor Jovem Investigador . Os candidatos podem submeter a sua candidatura ainda até dia 31 janeiro 2020 em projetos de equipa, nas áreas de Desporto e Ciências da Vida. Os projetos serão selecionados com base no mérito científico, potencial de inovação, ligação à sociedade e ainda de acordo com critérios que favoreçam a participação de mais jovens investigadores.

 

Sobre o Exercise Summit

O Exercise Summit foi criado em 2017, com o objetivo de reunir e promover, junto dos profissionais do exercício, a noção de que a valorização da profissão é um imperativo atual, do qual depende a atualização contínua e a formação de excelência. Assente na inovação e qualidade, a conferência anual nasceu da iniciativa da EXS School, empenhada em promover a qualificação diferenciada e credenciada de profissionais especializados em Treino de Força. Numa sociedade e mercado cada mais exigente, o Exercise Summit assume como princípio o desenvolvimento e reforço do trabalho multidisciplinar com profissionais de áreas complementares, no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade mais forte e mais saudável. Em 2017, o Exercise Summit juntou 250 participantes, em 2018 aproximadamente 350 participantes e  em 2019, contámos com a presença de 400 participantes. Em 2020 esperamos atingir os 450 participantes.

 

Contamos no dia 9 de Maio – sábado com um dia inteiro de palestras das 10h às 19h e no dia 10 maio teremos três workshops altamente especializado.

 

Consultar o Programa :

Mais informação em: https://www.exercisesummit.pt/

 

Sobre a EXS Exercise School 

A EXS atua no mercado de Formação diferenciada e especializada para profissionais de Fitness há mais de 5 anos. É atualmente uma marca com grande influência na abordagem e comportamento dos profissionais de Exercício em Portugal. Em 5 anos, EXS já formou mais de 1800 profissionais.

Para saber mais sobre a EXS visite: https://exs.com.pt/

Hugo Moniz

FOUNDER & CEO EXS Exercise School, Mestre em Gestão Empresarial pelo INDEG - ISCTE e Licenciado em Educação Física pela ULHT.